domingo, 26 de maio de 2013

Um filme obrigatório!


São muitos os filmes que retratam o mundo do preconceito racial, das drogas, desmotivação, falta de respeito ao próximo; Tudo isso voltado ao mundo escolar. Como "Mentes Perigosas" de 1995. Mas pra mim "Escritores da Liberdade" é de longe o melhor filme que retrata esse mundo. Seja pela história baseada em fatos reais. Seja pelas várias cenas comoventes ou pelas excelentes interpretações.

Erin Gruwell (Hilary Swank, totalmente entregue ao papel) é uma idealista professora que chega a uma escola de bairro pobre, onde até mesmo os diretores e coordenadores não acreditam e nem torcem pelo futuro de seus alunos. Gruwell, assim como todas as outras professoras não é bem recebida pela classe desmotivada e dominada por alunos rebeldes e violentos. Mas ela está determinada a tudo e decide criar métodos diferentes de ensino. Eles passam a escrever em diários todas as suas histórias, medos, sonhos... Nesse momento Erin fica totalmente imersa ao mundo cruel e violento de seus alunos.

É emocionante acompanhar a triste realidade dos adolescentes por meio de seus diários, que são mostrados para nós em rápidos closes. Acompanhar o crescimento dos personagens, a união da classe, a força de vontade que eles criam e o amor que eles passam a sentir pela professora é extremamente comovente. É um daqueles filmes que a gente se apega tanto a história que a gente torce pra não chegar ao fim.

"Escritores da Liberdade" é um tapa na cara da sociedade. É uma linda história de superação, sobre acreditar em si mesmo e em seus objetivos. Sobre se dar uma segunda chance na vida. Um filme brilhante que merece ser visto por todos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário